Ter a pele bonita e saudável é um desejo comum. Porém, para conseguir esse objetivo é preciso realizar alguns cuidados básicos e fugir dos costumes que podem danificar a epiderme. Então, veja 8 hábitos prejudiciais para a saúde da pele e saiba como evitá-los.
Quais são os hábitos que prejudicam a saúde da pele?
Eliminar hábitos prejudiciais ajuda para que a pele fique cada vida mais cheia de vida. Para isso, confira o que você pode estar fazendo que impede esse órgão de ficar bonito e saudável.
1. Espremer espinhas e cravos
Espremer a acne causa uma lesão à pele. Isso facilita a entrada de bactérias naturalmente presentes nas mãos e rostos, tornando a pequena espinha em uma infecção muito maior. Além disso, esse hábito prejudicial para a saúde da pele ainda deixa marcas e cicatrizes. Para evitar isso, utilize produtos secativos e resista à tentação de espremer as erupções.
2. Não dormir bem
A insônia pode ser prejudicial para a saúde da pele. Durante a noite ocorre a renovação celular, o que não é possível com a falta de sono. Portanto, há um desequilíbrio responsável pelo aparecimento de radicais livres, que contribuem para o surgimento de rugas.
3. Tomar banhos quentes
Banhos muito quentes fazem parte dos hábitos prejudiciais para a saúde da pele. Esse costume remove a lubrificação natural e a camada protetora da epiderme. Isso faz com que ela tenha um aspecto mais quebradiço e ressecado. Se não abrir mão dos banhos quentes, lembre-se de utilizar boas doses de hidratante depois.
4. Não ter uma boa alimentação
Devido ao estresse da vida urbana, é comum recorrer a pratos semiprontos. Porém, consumir muitos alimentos processados, ricos em gorduras, açúcar e condimentos danifica a pele. Essas comidas estimulam a produção de radicais livres, o que aumenta os processos inflamatórios. Logo, o efeito é uma pele oleosa, sem viço e com rugas precocemente. Para evitar que isso aconteça, consuma mais legumes, frutas, grãos e verduras.
5. Beber pouca água
A água ajuda a hidratar a pele, deixando que ela fique firme e muito mais bonita. Por isso, esquecer esse nutriente fundamental prejudica a saúde de todo o corpo. O ideal é ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente. Esse detalhe favorece a eliminação de toxinas prejudiciais para o organismo.
6. Ficar estressado muito tempo
Para ter uma pele bonita é preciso combater o estresse o quanto antes. Esse problema causa diversos problemas dermatológicos como: acne, rosáceas, dermatite seborreica, alergias, micoses, olheiras e envelhecimento precoce. É possível controlar esses períodos com suplementos naturais contra o estresse.
7. Não hidratar a pele
Além da questão estética, hidratar a pele é importante para manter esse órgão saudável. A hidratação aumenta a proteção dérmica natural e evita o surgimento de micro-organismos causadores de infecções. Além disso, quando não se hidrata a pele, é mais fácil que ela fique ressecada e aumente a formação de rugas.
8. Deixar a pele com maquiagem durante o sono
Dormir com o rosto maquiado contribui para a obstrução dos poros. Isso aumenta as chances do aparecimento de cravos e espinhas. Com os poros entupidos, o tecido não pode respirar e, dessa forma, não se renova.
Sendo assim, dormir maquiada ainda impede a absorção de nutrientes essenciais. Com o passar do tempo, a pele perderá seu brilho natural e ficará mais oleosa, fato que acaba acelerando o envelhecimento.
Por isso, evite esses 8 hábitos prejudiciais para a saúde da pele. Dessa forma, será possível ter uma aparência muito mais jovem e sadia.
O que achou do artigo? Deixe nos comentários quais hábitos ruins para a pele você costumava fazer e mudará a partir de hoje.