Trabalho em turnos: o que fazer para não ter insônia?

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos, seguranças, bombeiro e tantos outros profissionais precisam trabalhar em diversos horários. Por isso, é comum que quando todos estiverem dormindo lá estejam eles, exercendo seu ofício. Sendo assim, a grande questão para quem tem trabalho em turnos é: o que fazer para não ter insônia?

Para ajudar com isso, veja sete dicas para dormir melhor, mesmo quando precisar descansar enquanto todos estão tomando seu café da manhã.

7 dicas para não ter insônia após o trabalho em turnos

A maior dificuldade para quem tem um trabalho por turnos é regular o sono. Logo, descansar menos do que o corpo precisa causa uma baixa no sistema imunológico. Então, veja sete maneiras para ajudar seu organismo a dormir bem, mesmo que não haja uma constância em seus horários de expediente.

1. Criar um ambiente adequado

Quem trabalha à noite precisa ajustar seu relógio biológico para o novo fuso horário. O efeito é semelhante a quando se faz uma viagem para outro país. Então, para ficar acordado é preciso criar um ambiente adequado, com lâmpadas elétricas e claridade. O mesmo vale para quando for dormir. Será preciso fechar as janelas e evitar o contato com a iluminação, simulando o anoitecer.

2. Respeitar as 8 horas

É comum que ao chegar a sua casa a pessoa esteja cansada, mas também queira aproveitar ao máximo seu dia. Dessa forma, ela acaba dormindo um tempo menor que as sete ou oito horas indicadas de sono. Então, ainda que vá para a cama às 22h ou às 07h, mantenha o tempo mínimo que seu organismo precisa para descansar.

3. Fugir da cafeína

Mesmo ao chegar durante o horário do café da manhã, evite a cafeína ou outras substâncias estimulantes. Então, nada de café, energéticos ou chocolate antes de ir para a cama.

4. Evitar o cochilo

Para não ter problemas de insônia evite ao máximo cochilar em seu local de trabalho. Ainda que se tenha pouco trabalho para fazer, busque outras formas para relaxar. Esse pequeno descanso pode atrapalhar seu sono e gerar uma grande dificuldade para dormir.

5. Relaxe

Quando voltar do seu turno, procure formas para tranquilizar o corpo. Alguns exemplos são beber um chá calmante e tomar um banho morno com perfumes relaxantes. A camomila, o capim-limão e a erva-cidreira são aromas e bebidas que ajudam no relaxamento.

6. Tenha uma alimentação regulada

Antes de ir para a cama, procure comer apenas alimentos leves. Então, mesmo que sua refeição seja um lanche ou jantar, não exagere em comidas picantes, gordurosas ou ácidas. Esses pratos forçarão seu sistema digestivo a trabalhar mais, mesmo que esteja em sua hora para desacelerar.

7. Procurar soluções naturais

É aconselhado evitar qualquer medicamento para dormir melhor, uma vez que eles causam dependência. Com isso, seu organismo apenas conseguirá descansar com esse tipo de remédio. Busque soluções sem aditivos químicos, como bebidas relaxantes e suplementos naturais contra a insônia.

Com essas dicas é possível saber o que fazer para não ter insônia. Assim, todas as pessoas que tem trabalhos em turnos podem dormir melhor.

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